SUSTENTABILIDADE

Seis profissões do futuro na área de sustentabilidade
Sustentabilidade25/10/2019 11h15 Por: Jornal Casa & Obra Fonte: Unimonte, Guia da Carreira e Estadão





Seis profissões do futuro na área de sustentabilidade

Você está no Ensino Médio e busca encontrar a área certa para construir uma carreira? Ou já está no mercado de trabalho, mas gostaria de seguir por um caminho diferente? Se você é uma pessoa preocupada com o meio ambiente e tem vontade de ajudar a preservar os recursos naturais do planeta, que tal considerar uma profissão no ramo da sustentabilidade?

A boa notícia para quem decidi atuar nessa área é que algumas dessas ocupações já são muito necessárias atualmente e a demanda nesses campos deve aumentar nas próximas décadas. Conheça algumas das carreiras do futuro em sustentabilidade:

Engenheiro ambiental: como é crescente a preocupação com a forma como as empresas e indústrias de todos os setores impactam o meio ambiente, esse profissional será cada vez mais procurado no mercado de trabalho. Entre suas funções estão expedir relatórios referentes a impactos ambientais e desenvolver tecnologias sustentáveis.

Engenheiro ambiental
Gestor de resíduos: é o responsável por gerenciar o montante de lixo gerado nas cidades e reverter o descarte em fonte de renda e energia.

Gestor de resíduos
Biotecnólogo:  capacitado para trabalhar na criação de novas tecnologias e métodos, ou propor a melhoria do que já existe no mercado, o especialista na área de biotecnologia tem um vasto campo de atuação. Ele pode exercer a profissão na área de meio ambiente, saúde, química, indústria, entre outras.

Biotecnólogo
Gerente de ecorrelações: além de possuir conhecimento sobre meio ambiente, precisa ser um bom comunicador, pois sua função é conversar e negociar com diferentes grupos de pessoas e instituições para realizar ações de cunho socioambiental.

Gerente de ecorrelações
Engenheiro de energia: profissional focado em promover o aumento de geração de energia utilizando técnicas e práticas sustentáveis nas cidades e organizações comerciais ou não. Também pode atuar em ações e programas contra o desperdício e a incentivar o uso de fontes renováveis.

Engenheiro de energia
Gestor ambiental: mais do que realizar pesquisas científicas e encabeçar programas educacionais e ações sustentáveis, precisa encontrar meios de possibilitar uma relação harmônica entre os cidadãos, o meio ambiente e os recursos socioeconômicos disponíveis.

Gestor ambiental
Há outras carreiras a serem seguidas no setor da sustentabilidade, como o técnico de meio ambiente. Interessado em alguma dessas profissões? Conte nos comentários qual área chamou mais a sua atenção.





COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



SUSTENTABILIDADE  |  09/11/2019 - 09h





SUSTENTABILIDADE  |  11/10/2019 - 12h


SUSTENTABILIDADE  |  29/09/2019 - 12h