MINI HORTA

Que tal uma mini horta fácil de cuidar?
Além de deixar o ambiente mais leve e bonito você poderá ter temperos sempre a mão.
Faça você mesmo10/10/2019 12h30Atualizada em 10/10/2019 10:10 Por: Claudio Janssen Fonte: Por Jornal Casa & Obra





Que tal uma mini horta fácil de cuidar?

Existem muitas maneiras criativas de cultivar em pequenos espaços e é disso que vamos falar hoje no quadro "Faça você mesmo".


 
Mas por que ter uma horta em apartamento?
Muitos perguntam o por que ter uma horta em apartamento se no mercado tem tudo fácil de encontrar, a resposta é simples, praticidade, economia e super saudável.
 
A praticidade de ter temperinhos como Cebolinha, Coentro, Alecrim e muitos outros verdinhos sempre ao alcance das mãos torna a prática de cozinhar muito mais prazerosa. Além disso, evita mais produção de lixo com embalagens e você pode até utilizar algumas dessas embalagens como potinhos e suportes para as plantas.
 
Primeiros passos - os cuidados
É necessário seguir alguns cuidados para o sucesso da sua mini horta:
 
Luz do sol

Um pouco de sol faz muito bem para todo mundo e até mesmo para as plantas, procure um local para que elas possam pegar até 4 horas de sol por dia.
 
Vento

Não deixe que o vento em excesso faça mal para a sua horta, importante observar o local. No caso dos apartamentos se houver janelas vale deixa-las mais fechadas em dia de vento forte.
 
Vasos das plantas - vale reciclar

O mais importante é fazer furinhos no fundo para drenar a água depois de regar. Pode usar potinhos variados (pote de sorvete, garrafa pet, caixa de leite, etc.)
 
Utensílios e ferramentas
Para começar você pode reservar uma colher para servir de pazinha, luvas e tesoura. As floriculturas, supermercados, lojas de material de construção, de utilidades vendem uns kits com algumas ferramentas mais interessantes.
 
Como escolher o lugar certo

Ser prático é fundamental, mas é importante que o acesso seja fácil, vale qualquer lugar como varanda, janelas e área de serviço. Quanto ao suporte, vai depender do seu espaço e pode ficar no chão, em prateleiras, até em banquinhos. O importante são os cuidados com o excesso de vento e o tempo de exposição ao sol.
 
Vamos te inspirar a começar
 
Horta vertical em apartamento
Ideal para quem tem pouco espaço, pode ser instalada em vários ambientes e o local mais utilizado são nas varandinhas.

Se o seu apartamento não tem varanda é só instalar a sua horta vertical próximo a uma janela para que tenha acesso ao sol e também a um pouco de vento.
 


Modelos criativos e diferentes


Se você quer investir em modelos diferentes de como fazer horta em apartamento um que é super fácil, barato e ainda por cima ajuda o meio ambiente é utilizando garrafas pet.


Mas para quem gosta de um estilo industrial e quer que a horta para apartamento faça parte desse estilo, uma excelente forma de como fazer horta em apartamento é utilizando canos de PVC como você pode observar acima.

Sugestão de plantinhas para começar
Algumas plantinhas se adaptam melhor a esse ambiente, por isso resolvemos contar para vocês quais são as cinco hortaliças que você pode plantar sem medo e que te renderão temperos fresquinhos por muito tempo.
 
Manjericão: esse tempero tem um cheiro muito gostoso e é muito utilizado para fazer molhos. O manjericão precisa de muito sol e de muita água, por isso é interessante que ele tenha um vasinho só para ele.
 
Tomate-cereja: nada melhor que ter tomatinhos fresquinhos para fazer a salada, hem! O tomate-cereja pode e deve fazer parte da sua mini horta em apartamento, mas não se esqueça que ele precisa de bastante sol.
 
Hortelã: assim como o manjericão, a hortelã também precisa de um vaso só para ela. A hortelã é ótima para fazer chás e também para incrementar sucos.
 
Orégano: além de saboroso, o cheiro do orégano fresco é de abrir o apetite, por isso, não se esqueça de plantar o orégano na sua horta para apartamento.
 
Salsinha e cebolinha: esses dois se dão superbem, por isso eles podem ser plantados no mesmo vaso. A salsinha e cebolinho são o famoso cheiro-verde utilizado no preparo de diversas receitas.
 
Comente o que achou dessa matéria, se te ajudou ou se quer mais conteúdo assim. Seu comentário vai nos ajudar a desenvolver mais conteúdo de qualidade e do jeito que você quer.
 
Já conhece as nossas redes sociais, já assinou a nossa Newsletter? Todos os dias tem post e você receberá em primeira mão tudo o que acontece aqui no Jornal Casa & Obra.
Os links das redes sociais estão no topo e aqui na base tem o espaço para você assinar nossa newsletter.
 


Confira o vídeo:




Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



FAÇA VOCÊ MESMO  |  17/10/2019 - 12h





FAÇA VOCÊ MESMO  |  29/09/2019 - 08h


FAÇA VOCÊ MESMO  |  04/09/2019 - 19h