FAÇA VOCÊ MESMO

Luminárias criativas: Faça você mesmo!
Luminárias de teto, de chão, de mesa, de pared
Faça você mesmo29/09/2019 08h18Atualizada em 30/09/2019 08:09 Por: Claudio Janssen Fonte: www.viajandonoape.com.br





Luminárias criativas: Faça você mesmo!

Madeira
São inúmeras as formas de utilizar este material para criar uma luminária ou mesmo seu suporte/base.

Na primeira imagem, a luminária está suspensa por uma mão francesa de madeira. A pequena cúpula de abajur foi personalizada com fio de lã. Esta opção pode ser utilizada em vários ambientes, como luz de cabeceira, por exemplo. Bonita, simples e por ser instalada na parede, não ocupa espaço no criado-mudo.

A segunda imagem segue o mesmo princípio. O detalhe ficou por conta do fio colorido.

Você pode criar luminárias de teto geométricas, como nas inspirações abaixo:



As inspirações abaixo são luminárias de mesa, mas a primeira pode também ser adaptada para utilização no chão. A da direita foi criada por Stavros Kotsakis e faz parte do projeto “Lampent”, cujo objetivo é elaborar luminárias reciclando diferentes tipos de materiais utilizados no cotidiano, visando a sustentabilidade. Dentro da garrafa há uma fita de LED.


Na imagem à esquerda, tábuas de madeira foram utilizadas para fazer o suporte da luminária e para a mesinha de cabeceira. Esta é uma sugestão para instalar arandelas sem precisar quebrar a parede.  A outra ideia é mais simples: uma gaveta antiga foi transformada em um nicho para livros e o puxador serviu de suporte para a lâmpada. Um cantinho de leitura criativo!


E olhem só a ideia do designer coreano Hyeonil Jeong, que demais! Ele cortou a placa de madeira no formato de uma cúpula de abajur e fez furos para “bordar” a fiação. 


Sabe aquelas casinhas de passarinho de madeira? Você pode transformá-la em luminária decorativa! Faça um corte na base da casinha para poder colocar a lâmpada (dê preferência para as de LED) e rosqueie um ganchinho no teto, por dentro, para poder pendurar a lâmpada.

Outras ideias de casinhas para quartos infantis (ou não, eu mesma adorei rs). Também é possível adaptar essa ideia em nichos de madeira.


Concreto

Talvez não seja o projeto mais fácil de realizar, mas o resultado é bem legal! Dá uma olhada nas ideias:


Para a cúpula de concreto da primeira foto foram utilizadas duas garrafas plásticas como molde. Clique na referência para ver como foi feita.


Vidro

As inspirações são muitas para este material. Você pode reutilizar potes, garrafas, frascos, vasos, entre outros. Aí vão algumas ideias!

A primeira é bem conhecida. Você pode deixar o vidro incolor ou pintá-lo com verniz vitral. Na segunda imagem, o charme fica por conta do fio à mostra enrolado dentro do frasco.


A partir desta última ideia, pode-se soltar a criatividade e colocar diferentes objetos, tornando sua luminária uma peça única!


Frascos coloridos e diferentes também fazem bonito. Na segunda imagem foi utilizado um decanter como base da luminária.


Uma outra opção é personalizar com caneta para vidro (ex. caneta Posca ou Sharpie) ou fazer detalhes com tinta spray.


Luminárias feitas com garrafas também ficam muito bacanas!


Papel

Com este material pode-se criar diversos tipos e modelos de luminárias. Uma observação importante é utilizar lâmpadas que não esquentem, como as de LED.

A luminária da esquerda é criação do Estúdio Snowpuppe, inspirada nos origamis. A segunda é um projeto de “faça você mesmo” em que foi reutilizada uma sacola de papel. O gráfico das dobras desta luminária está aqui e o passo a passo no post da autora. Notem também que ela enrolou corda de sisal no fio.


A ideia abaixo é a mesma, com um detalhe bem bacana: a autora revestiu a parte interna da luminária com tecido.

Veja abaixo o desenho da dobradura




Tubos de PVC

A luminária do Mario Bros é da gringa, vendida pela T Rowe Designs. Como é difícil de achar esse tipo de cano por aqui, você pode adaptá-la com canos de PVC. Clique aqui para ver um tutorial brazuca que, pessoalmente, achei que ficou mais bacana que o da gringa! E ao lado, uma luminária de parede simples e descolada.


A árvore luminária é um pouquinho trabalhosa, mas o resultado final é muito bacana! Abaixo, luminárias de chão com um simples e bonito design.

E estas foram apenas algumas ideias, muitos outros materiais e objetos podem ser utilizados, basta soltar a criatividade. 

 





COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



FAÇA VOCÊ MESMO  |  17/10/2019 - 12h





FAÇA VOCÊ MESMO  |  10/10/2019 - 12h


FAÇA VOCÊ MESMO  |  04/09/2019 - 19h